Banner

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades e as informações desenvolvidas por nossos especialistas na área de gestão e ERP

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar novidades. Saiba mais em Política de Privacidade.

Business Intelligence: 10 Vantagens

para sua Empresa ser Mais Estratégica

POR VIMAN SISTEMAS | Publicado em 24 de novembro de 2021

Um dos ativos mais importantes das empresas são seus dados. E essa quantidade de dados produzida está crescendo significativamente a cada ano. No passado, o aproveitamento dos dados disponíveis se restringia apenas a grandes empresas, com recursos e capacidades para contratar especialistas para processar as informações.

Felizmente, hoje as empresas estão sentadas em um tesouro de informações que pode ser utilizado por meio de business intelligence para transformar dados em insights. Isso permite que os tomadores de decisão ajam com mais rapidez e confiança.

Inteligente

Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido o ditado "trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil".

- O que é Business Intelligence

- Poder do Conhecimento: a Importância do BI

- Passado, Presente e Futuro em suas Mãos

- Tomada de Decisões no Tempo Exato

- Compartilhamento Ágil de Informações

- 10 Vantagens do Software BI para a sua Empresa

- Software ERP VIMAN e a Gestão por Business Intelligence

As ferramentas de análise de negócios ajudam você a entender tendências, construir padrões e mesclar dados de diferentes fluxos para tomar melhores decisões. Com margens de lucro cada vez mais apertadas, a inteligência de negócios é um caminho sem volta, que fará sua empresa se manter à frente do seu mercado e a levará para a direção certa.

Talvez você esteja tentando identificar onde os atrasos estão acontecendo em sua cadeia de suprimentos, medir o impacto de uma equipe de funcionários em relação ao custo dessa equipe ou identificar o sucesso de sua abordagem de marketing. Continue lendo, vamos nos aprofundar nos motivos pelos quais sua organização requer análises por business intelligence!

O que é Business Intelligence

O business intelligence – ou inteligência de negócios – é um conjunto de processos e soluções que transformam os dados de uma organização em percepções acionáveis, informações que podem ser usadas para melhorar as operações, o desempenho e as estratégias de negócios. Esses insights são apresentados aos usuários em formatos de gráficos visuais, para permitir que eles compreendam rapidamente as informações e tomem decisões ágeis, baseadas em dados eficazes.

No passado, o termo inteligência de negócios era simplesmente informações valiosas que não estavam disponíveis para os concorrentes, dados gerados a partir das próprias operações de uma empresa. Embora isso ainda seja verdade hoje, as organizações estão ficando mais complexas e as quantidades de dados geradas estão rapidamente se tornando muito opressivas para uma interpretação manual rápida e precisa. A inteligência de negócios moderna exige que todos esses dados sejam efetivamente minerados, processados e analisados rapidamente para uma melhor tomada de decisão.

BI

Poder do Conhecimento: a Importância do BI

Sim, é clichê, mas conhecimento é poder. De fato, muito desse conhecimento é gerado a partir de dados produzidos pela sua empresa e seu mercado de atuação. O software de BI fornecerá os meios para coletar dados importantes, limpá-los e processá-los, possibilitando a você uma maior compreensão do funcionamento do seu negócio.

Ser capaz de aproveitar dados e informações relacionadas às suas operações e estratégia de negócios coloca você em um potente ponto de vantagem de onde conduzir seus negócios, ver o cenário de negócios, tomar decisões informadas e ficar à frente de seus concorrentes.

Ainda, um software de business intelligence é útil para que as empresas se mantenham competitivas e maximizem os fluxos de receita. Além disso, ajuda a descrever seu negócio, examinar as razões pelas quais coisas positivas ou negativas aconteceram, gerar informações até então desconhecidas e aconselhar sobre possíveis planos de ação a serem executados. Quando os gestores usam essas ferramentas para comunicar suas descobertas às partes interessadas, eles podem transformar seus insights em ação.

Passado, Presente e Futuro em suas Mãos

Dois dos muitos componentes funcionais de BI são análises descritivas e análises preditivas. O primeiro é amplamente usado e responde pela maioria de todas as análises de negócios hoje. Ele extrai dados históricos e desempenho passado e entende as razões do sucesso ou fracasso de tal desempenho.

A maioria dos relatórios gerenciais relacionados a operações, finanças, vendas e marketing usa esse método analítico para responder ao “porquê” e fazer ajustes nas atividades e estratégias operacionais atuais. Agora, para responder “o que aconteceria”, a análise preditiva entra em ação combinando dados históricos com técnicas de previsão, algoritmos e dados externos para prever eventos futuros prováveis ou a probabilidade de uma situação acontecer.

O que isso significa para o seu negócio? Você cobriu períodos essenciais: o passado para solidificar seu presente e o presente: para reparar o futuro. Imagine não ter esses recursos de BI e provavelmente perderá seu caminho no labirinto da competição – cego para as lições do passado, incapaz de fazer mudanças críticas e respostas rápidas para problemas atuais e totalmente no escuro sobre o que vai acontecer. Todas as fórmulas para o fracasso empresarial. Com o software de BI, você tem suas bases cobertas até o momento que está por vir.

Analises

Tomada de Decisões no Tempo Exato

Com os dados filtrados, purificados e apresentados em visualizações e relatórios gráficos de fácil compreensão, você consegue ver as coisas de uma forma mais clara e reagir rapidamente aos problemas. O tempo é sempre essencial para a tomada de decisões, e fazer as escolhas certas no momento certo pode impactar a receita e a direção estratégica da sua empresa. As empresas que utilizaram ferramentas de BI têm em média cinco vezes mais probabilidade de tomar decisões mais rápidas. Em uma corrida de negócios acirrada, isso é como uma vantagem crítica de 5 segundos do seu concorrente mais próximo.

Uma solução de BI confiável fornece respostas rápidas a qualquer consulta analítica relacionada ao seu negócio. Essas respostas podem ajudá-lo a tomar decisões em tempo real sem ter que puxar um monte de arquivos em uma busca frenética por dados para justificar a decisão que você está prestes a tomar. O tempo das decisões tradicionais baseadas no Excel já se foi, superado pela moderna maneira assistida por BI.

Compartilhamento Ágil de Informações

Uma das maravilhas dos sistemas de inteligência de negócios é que eles permitem o fácil compartilhamento de informações entre diferentes departamentos de sua organização - lateralmente e verticalmente na hierarquia. O compartilhamento de informações reduz a duplicação de tarefas ou funções dentro da organização e aumenta a utilidade, relevância e precisão dos dados gerados por vários departamentos.

O software BI permite facilmente a extração de dados de diferentes unidades organizacionais, analisá-los e produzir relatórios visualizados uniformes. Imagine o tempo, esforço e recursos economizados por tal processo em comparação com a forma convencional de cada departamento coletar seus próprios dados, fazer suas respectivas avaliações e gerar relatórios exclusivos para sua unidade, para depois apresentá-los à gerência. O BI libera o tempo que seria gasto na coleta, análise, classificação, organização, unificação e apresentação de dados. Tempo é dinheiro que você economiza quando seus funcionários são mais eficientes e produtivos.

Informacoes

10 Vantagens do Software BI para a sua Empresa

Sem nenhuma ordem específica, entenda como o software de business intelligence pode ser extremamente útil e ter um impacto positivo em seus negócios.

1. MAIOR SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

O poder do conhecimento novamente vem à tona, especialmente quando você sabe o que seu cliente deseja comprar e o que ele provavelmente comprará nos próximos dias ou meses. Você pode perguntar a ele diretamente, embora essa abordagem muitas vezes não resulte na resposta desejada. Ou você pode fazer isso sutilmente, mas de forma muito mais eficaz, estudando seu comportamento de compra, coletando e analisando dados sobre tendências de consumo, preferências de produto, épocas e temporadas de alta atividade de compra, dados demográficos, mudanças de gostos e padrões de consumo e outros parâmetros e variáveis. O software de BI pode fazer tudo isso e muito mais.

As ferramentas e técnicas empregadas pelo software de BI - mineração de dados, previsão, estatísticas, análises descritivas e prescritivas – vão lhe dar ideias e padrões sobre as preferências e probabilidades de compra de seus clientes.

Você pode apresentar produtos que atendam às tendências atuais do consumidor, misturar sua linha de produtos para atender o maior número possível de clientes, ajustar as estratégias de marketing para se alinhar com as práticas de compra ou antecipar o que serão itens importantes. Em outras palavras, você estará pronto para todos os cenários e pode atender imediatamente às demandas dos clientes, agora ou amanhã. Claro, isso se traduz em um melhor atendimento ao cliente.

2. ANÁLISE COMPETITIVA APRIMORADA

A capacidade de coletar e processar conjuntos de dados massivos é uma vantagem competitiva em si. Além disso, a previsão, o orçamento e o planejamento inteligente fortalecem a posição da empresa no mercado e ajudam a permanecer no topo da concorrência. O pensamento rápido e a tomada de decisão eficaz são importantes para alcançar o sucesso e aumentar a resiliência da sua empresa.

3. ESTABELECER BENCHMARKING

O benchmarking é uma valiosa ferramenta de análise de dados que as empresas usam para avaliar sua produtividade, receita e sucesso geral em relação aos de seus concorrentes. As organizações geralmente lutam com benchmarking, mas o BI simplifica o processo, fornecendo informações acionáveis e relatórios que são facilmente compreendidos.

Os relatórios de benchmarking oferecem dados precisos e oportunos que permitem às empresas avaliar seu desempenho em relação aos KPI's ou tendências individuais ao longo do tempo, fornecendo uma visão valiosa do estado atual da organização. Com recursos de análise preditiva, os usuários podem pegar esses benchmarks e implementá-los proativamente, ficando à frente de seus concorrentes em vez de persegui-los.

4. MELHOR EFICIÊNCIA OPERACIONAL

O software de BI combina dados de várias fontes em um fluxo de informações consistente e altamente estruturado que ajuda as empresas a estabelecer um melhor gerenciamento interno, para que funcionários e gerentes possam economizar tempo monitorando informações, focar na criação de relatórios oportunos e executar outras atividades críticas com mais eficácia.

5. RECEITA AUMENTADA

Todas as empresas estão interessadas em aumentar sua receita. O software de business intelligence ajuda você a fazer as perguntas certas sobre seus processos e seu público-alvo. Também permite a condução de pesquisas detalhadas e contínuas sobre os clientes, a observação dos concorrentes e a identificação de tendências., podendo comparar dados em diferentes, determinas possíveis ineficiências em vendas e atividades operacionais. Tudo isso deve ajudar uma empresa a aumentar sua receita.

6. MAIORES MARGENS

As margens de lucro são outra preocupação para a maioria das empresas. Felizmente, o software de business intelligence pode ajudar a analisar os pontos fracos da organização e expandir as margens. Os dados de vendas agregados permitem que as empresas investiguem seus grupos-alvo e capacitam as equipes a criar estratégias e planos mais eficientes em seus orçamentos.

7. INTELIGÊNCIA DE VENDA

Quando se trata de vendas e marketing, nada pode ser tão persuasivo quanto uma bela visualização de dados concretos que apoiam seus argumentos. As ferramentas de BI permitem que você crie e determine tendências nas preferências do cliente, permitindo que você seja o primeiro em seu setor a saber o que oferecer aos clientes em potencial para maximizar as vendas. Elas também podem capacitá-lo a fazer vendas rápidas com informações em tempo real acessíveis em relatórios móveis.

Vendas

8. GESTÃO DE DESEMPENHO

O BI também ajuda a rastrear, gerenciar e implementar metas de desempenho. Com as ferramentas de BI, as empresas podem inserir metas baseadas em dados, como metas de vendas ou tempo de entrega planejado, e rastrear o progresso diariamente. Esse mecanismo de rastreamento é conhecido como gerenciamento de desempenho e fornece alguns dos mais eficazes e facilmente implementados gerenciamento de metas disponíveis.

Os aplicativos de BI tornam as informações prontamente acessíveis que normalmente levariam horas ou semanas para rastrear e organizar. Outro benefício de business intelligence é que, usando painéis e dados em tempo real, os usuários podem organizar facilmente informações importantes e obter atualizações a cada momento. Isso economiza muito tempo e permite que você lide com os problemas imediatamente.

Com os recursos de análise visual intuitiva do BI, os profissionais podem rastrear o cumprimento das metas e usar essas informações para avaliar a produtividade organizacional geral. Quando implementadas corretamente, as ferramentas de BI podem aumentar significativamente o desempenho da sua empresa.

9. REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO

Uma vantagem menos elogiada do software de business intelligence é sua capacidade de reduzir o desperdício. Tudo o que não agrega valor à sua empresa pode ser considerado desperdício. Isso inclui análise de trabalhos operacionais e administrativos, com a eliminação de atividades duplicadas e repetitivas.

10. ELIMINAR AS SUPOSIÇÕES

Sem o software de inteligência de negócios, as empresas são basicamente forçadas a apostar ao tomar muitas decisões importantes sobre gerenciamento, finanças, esforços de marketing e muito mais. Com o software de business intelligence, as decisões tomadas pelos líderes da empresa são mais orientadas por dados e geralmente resultam em uma vantagem competitiva para a sua organização.

Uma solução de BI implementa uma estrutura de dados para encorajar a tomada de decisão baseada em informações e ajuda você a saber o melhor plano - não apenas adivinhá-lo. Esse recurso estratégico não só levará a uma maior lucratividade, mas também eliminará grande parte do estresse e da incerteza inerentes à administração de uma empresa.

Vantagem

Software ERP VIMAN e a Gestão por Business Intelligence

No mundo atual, orientado por dados, as empresas estão enfrentando a sobrecarga de informações. Aquelas interessadas em trabalhar de forma mais inteligente estão investindo em recursos para controlar e compreender essas informações. As ferramentas de BI ajudam as empresas a monitorar tendências, a se adaptar às condições variáveis do mercado e melhorar a tomada de decisões em todos os níveis da organização.

O Software de Business Intelligence VS|ANALYTICS permite que você processe grandes quantidades de dados da sua empresa compilados de diferentes fontes, conduza análises de forma eficiente e com pensamento estratégico, tome decisões altamente informadas e construa planos baseados em dados e muito promissores.

Estrategia

• Ele empresta o poder do conhecimento às suas decisões diárias e estratégicas;

• Ajuda a compreender os dados com análises descritivas (passadas e presentes) e preditivas (futuras);

• Ajuda você a tomar as melhores decisões rapidamente, especialmente para questões urgentes;

• Oferece visibilidade em todos os processos da organização;

• Torna ágil e prático o compartilhamento de informações;

• Desbloqueia percepções do cliente e do mercado.

Ficar à frente da concorrência significa estar sempre atualizado sobre as mais recentes inovações em tecnologia de negócios. É uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos e estágios. Ao apresentar seus dados em um formato fácil de visualizar, o software de BI ajuda você a entender melhor os pontos fortes e fracos de seu negócio, ao mesmo tempo que fornece insights acionáveis sobre KPI's e outras métricas importantes. Isso o torna uma ferramenta crítica para garantir competitividade e lucratividade.

Quer receber mais dicas como essa diretamente em seu e-mail para impulsionar os resultados da sua empresa? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos modernos métodos e tecnologia em gestão!

Icone Ebook

Insira seu nome e e-mail para baixar esse conteúdo gratuitamente

EBOOK Gratuito

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar conteúdos sobre gestão de negócios. Saiba mais em Política de Privacidade.

Te ajuda a crescer: SIM 👍 | Spam: NÃO 👎

Empresa Certificada ISO 27001:2013

Facebook Twitter Twitter