Banner

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades e as informações desenvolvidas por nossos especialistas na área de gestão e ERP

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar novidades. Saiba mais em Política de Privacidade.

10 Pecados Imperdoáveis na Gestão

Contábil e Financeira da sua Empresa

POR VIMAN SISTEMAS | Publicado em 29 de junho de 2022

Muitas empresas chegam a um ponto em que os processos manuais e as práticas contábeis fragmentadas antes usadas para gerenciar impostos, finanças, contas a pagar, recebíveis e estoque começam a limitar seus negócios em vez de beneficiá-los. Aquelas que desejam prosperar precisam fazer mais do que manter um livro-razão básico, inserir dados em várias planilhas e documentos, desperdiçando recursos preciosos em relatórios redundantes de vários departamentos.

Para qualquer negócio, é fundamental que a gestão contábil e financeira seja tratada adequadamente. Dados financeiros complexos, como estimativas de orçamento, gerenciamento de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, e assim por diante, precisam ser mantidos sempre atualizados.

- Os Pecados Imperdoáveis na Gestão Contábil e Financeira

- 1. Controles Financeiros Paralelos

- 2. Entrada Duplicada de Dados

- 3. Falta de Transparência das Informações Financeiras

- 4. Baixo Nível de Controle

- 5. Fluxo de Trabalho Repetitivo

- 6. Muitas Entradas Manuais

- 7. Ausência de Recursos de Rastreamento

- 8. Dados Financeiros pouco Detalhados

- 9. Relatórios Pobres em Detalhes

- 10. Vulnerabilidade de Dados

- Software ERP VIMAN e a Gestão Contábil e Financeira

Financas

Considerando a tecnologia, o Software ERP é uma ferramenta muito mais eficiente e robusta do que qualquer controle autônomo, que ajuda você a gerenciar todas as operações por meio de uma plataforma centralizada. Seus benefícios estão relacionados à integração, pois permite adquirir dados de várias fontes e obter um panorama completo.

Dessa forma, a centralização das informações mais importantes do negócio é capaz de agilizar a execução das tarefas e fornecer insights valiosos que aumentam a produtividade, facilitam a eficiência operacional e capacitam os gestores a tomar decisões ágeis e com informações precisas.

Gestao Financeira

Os Pecados Imperdoáveis na Gestão Contábil e Financeira

Já entendemos a conexão entre o Software ERP e o aumento de produtividade nas empresas. Agora, vamos delinear alguns pecados imperdoáveis que você deve eliminar na gestão contábil e financeira da sua empresa.

Controles Financeiros Paralelos

1

É imperativo que todas as empresas gerenciem de forma integrada, eficiente e ativa os fluxos de caixa, pagamentos e recebimentos. Com o Software ERP, isso se torna super fácil. Além de oferecer acesso a informações críticas de negócios, também permite definir um orçamento e atribuir recursos financeiros para diferentes finalidades, como aquisição de matéria-prima, campanhas de marketing, salários de funcionários, transporte e várias outras despesas operacionais.

Entrada Duplicada de Dados

2

A maioria das empresas implanta uma solução ERP para simplificar e gerenciar operações de negócios. Quando você integra todos os departamentos, evita a dor de cabeça de comparar e verificar as informações entre sistemas diferentes. Ele também remove entradas duplicadas, aumentando consideravelmente a consistência dos dados.

Falta de Transparência das Informações Financeiras

3

Com o ERP, você pode acessar as informações financeiras sempre que precisar. O Software ERP funciona para fornecer informações precisas e confiáveis em tempo hábil, para que os recursos da organização sejam usados de maneira otimizada e os processos de negócios sejam organizados e gerenciados adequadamente.

Baixo Nível de Controle

4

Um dos maiores benefícios do ERP na contabilidade é que ele capacita você e oferece maior controle sobre seus negócios. Você ganha visibilidade em tempo real de como eventos e decisões afetam seus resultados. Dessa forma, você pode aprender e melhorar sua tomada de decisão, reduzir despesas, melhorar a lucratividade e impulsionar o crescimento.

Fluxo de Trabalho Repetitivo

5

Melhorar suas principais operações de negócios torna-se muito fácil com uma solução que automatiza seus processos. Um ERP inclui recursos que economizam tempo, como fluxos de trabalho integrados, automatizam as rotinas e agilizam o processo de entrada de dados. Também melhora o gerenciamento de caixa, resolve problemas com fluxos de caixa e simplifica atividades complexas de contas a pagar e contas a receber.

Você pode coletar, rastrear e analisar facilmente informações financeiras de diferentes departamentos, bem como também pode gerar demonstrações financeiras como balanços, demonstrações de lucros e perdas. Toda essa automação torna absolutamente fácil reunir dados em toda a organização e usar as informações para gerenciar melhor o seu negócio.

Muitas Entradas Manuais

6

A solução ERP identifica e corrige os erros na entrada de dados, minimizando o risco de geração de faturas erradas, pagamento de valores incorretos ou quaisquer outros problemas contábeis que normalmente possam surgir devido a erros na etapa de entrada de dados.

A entrada manual de dados está sempre sujeita a erros. Com dados financeiros e contábeis não é diferente. Muitas vezes, fadiga e monotonia podem se instalar durante a captura manual, fazendo com que o colaborador perca o foco e pressione teclas erradas, levando a entradas errôneas. Enquanto tais erros são bastante comuns, dados contábeis incorretos ou incompletos podem impactar negativamente na qualidade dos relatórios financeiros, levando ainda a outros problemas e, às vezes, pode levar a complicações no cálculo de impostos.

Ausência de Recursos de Rastreamento

7

Um benefício crítico do ERP é que ele pode ser utilizado como um sistema abrangente de gerenciamento financeiro, aprimorando atividades relacionadas a finanças e contabilidade, como gerenciamento de crédito, rastreamento de receita, cronogramas de pagamento de clientes e muito mais. Como atividades como pagamentos, receitas e cobranças possuem recursos de rastreamento elevados, elas podem ser facilmente gerenciadas, podendo ainda usar o Software para acompanhar os lucros de sua empresa, orçamentos, análise de custos, faturas e assim por diante.

Dados Financeiros pouco Detalhados

8

O ERP oferece visibilidade detalhada e abrangente da condição financeira de todo o negócio, em todos os departamentos. O Software garante que você possa visualizar a saúde fiscal de sua organização com eficiência e clareza, ajudando você a controlar despesas, medir receitas e lidar com outras atividades do processo contábil. Ele garante que você fique informado de todas as transações financeiras imediatamente à medida que elas acontecem.

Relatórios Pobres em Detalhes

9

Os departamentos acabam gastando muito tempo preparando relatórios contábeis e financeiros para os diversos stakeholders. Com um Software ERP, no entanto, todo esse trabalho manual pode ser evitado, pois há robustos recursos de relatórios. Seus filtros embutidos podem ser personalizados e aplicados de acordo com os requisitos específicos, para produzir relatórios financeiros precisos e detalhados.

Vulnerabilidade de Dados

10

O acesso a dados é um aspecto crucial de qualquer negócio. Você quer que sua equipe financeira tenha acesso fácil às partes financeiras. Mas pode ter informações confidenciais armazenadas que devem ser acessadas por apenas alguns funcionários em sua empresa e não por outros, mesmo estando no mesmo departamento.

Quando os dados estão por toda parte, fica difícil controlar quem tem acesso a quê. Controlar e gerenciar torna-se uma tarefa complicada ao mesmo tempo que toma muito tempo. O Software ERP alivia esse fardo, dando o controle em suas mãos. Você decide quem tem acesso a quê. Você pode alterar as permissões de acesso quando precisar.

Por serem de natureza muito confidencial, muitas informações financeiras exigem alto grau de protocolos de segurança para proteção de dados, e gerenciá-los facilmente é um dos benefícios do ERP. Você pode permitir que um funcionário seja coautor em determinados momentos e, em seguida, revogar o acesso quando ele não precisar mais acessar essa parte das finanças da empresa. Você pode obter acesso instantâneo e gerenciar a permissão do usuário com a mesma rapidez com o ERP.

Por fim, o Software ERP oferece segurança de vários níveis, com protocolos rigorosos para bancos de dados que armazenam informações, para evitar violações e proteger as informações financeiras confidenciais da sua empresa.

Software ERP VIMAN e a Gestão Contábil e Financeira

À medida que sua empresa se expande, seus dados financeiros e contábeis se tornam mais complexos. O manuseio de contas comerciais em planilhas torna-se confuso, demorado e propenso a erros. É por isso que o crescimento dos negócios cria a necessidade de uma solução de gestão escalável. Para se adaptar a dados financeiros complexos, os empresários precisam pensar além dos controles que superem as desvantagens das planilhas tradicionais.

Manter registros precisos de seus dados financeiros e contábeis em todos os momentos é vital para o crescimento do negócio, além de manter a conformidade com a legislação e o cálculo preciso dos impostos. O gerenciamento confiável de finanças e contabilidade começa com o Software ERP, capaz de tornar sua empresa mais eficiente e competitiva, simplificando, automatizando e otimizando operações que antes eram feitas manualmente. Por meio dele, torna-se mais fácil inserir, gerenciar, rastrear, atualizar e personalizar os processos principais, como contas, lançamentos contábeis, transações, cobranças e faturamento.

ERP Financas

Os funcionários autorizados podem visualizar e gerenciar dados financeiros de uma única plataforma, sempre atualizados e com segurança. A visibilidade das informações em tempo real elimina redundâncias e erros, melhora a colaboração e a tomada de decisões e garante relatórios oportunos.

Por ser uma solução completa para a gestão empresarial, as funções de um Software ERP incluem gerenciamento de compras, estoque, contas a pagar e a receber, controle de vendas, para citar alguns. Ele pode realmente acelerar sua empresa na direção certa.

Se você não consegue mais lidar com seus controles atuais porque se sente limitado, chegou a hora de mudar para um Software ERP. Se você sente que não consegue satisfazer seus clientes e que seus dados estão por toda parte, o Software ERP é a resposta para seus problemas. O Software ERP pode reunir tudo de uma maneira coesa e que faça sentido para você e para todos em sua empresa. Ele tira a complicação na gestão do seu negócio.

Quer receber mais dicas como essa diretamente em seu e-mail para impulsionar os resultados da sua empresa? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos modernos métodos e tecnologia em gestão!

Icone Ebook

Insira seu nome e e-mail para baixar esse conteúdo gratuitamente

EBOOK Gratuito

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar conteúdos sobre gestão de negócios. Saiba mais em Política de Privacidade.

Te ajuda a crescer: SIM 👍 | Spam: NÃO 👎

Empresa Certificada ISO 27001:2013

Facebook Twitter Twitter